Criar um Site Grátis Fantástico

10 DICAS PARA SER UM BOM PREGADOR

10 DICAS PARA SER UM BOM PREGADOR

Como aprender a pregar a palavra de Deus

Pessoas religiosas e que reconhecem o amor de Deus, sentem necessidade de dar a conhecer o Evangelho e seus ensinamos a outras pessoas. A isso se chama pregar a palavra de Deus, e é uma forma de ensinamento que também requer instruções para ser bem sucedida. Saber pregar a palavra de Deus é importante sobretudo na atualidade, em que muitas pessoas se desligam da religião e resistem à prática da fé, chegando até a maltratar quem, de boa vontade e com as melhores intenções, lhes quer dar a conhecer a mensagem de Deus. Para que você saiba como aprender a pregar a palavra de Deus, preparámos este artigo; Continue lendo e descubra as dicas que temos para VOCÊ!

1

Para que você consiga pregar a palavra de Deus da forma correta, será necessário que a conheça profundamente, que a entenda e que a admire, pois o entusiasmo é contagioso, e assim conseguirá chegar ao coração das outras pessoas e cultivar a fé no seu interior.

2

Tal como em todos os momentos em que você sente dificuldade, também para aprender a pregar você deve pedir o conselho e orientação de Deus. Com alguma frequência se coloque em oração e medite acerca de todas as questões que pretende abordar na sua pregação.

3

Será igualmente útil que recorra à consulta do livro sagrado e de obras escritas por pessoas que ensinam a pregar a palavra de Deus, pois elas possuem o conhecimentoque você procura. Se reúna também com pessoas sábias ou que você admira na sua igreja e lhes peça conselhos.

4

Passando agora à parte prática, você deve sempre realizar uma preparação do seu sermão, escolhendo os textos, os analisando e estudando a melhor forma de os dar a conhecer à audiência.

5

É natural que seu entusiasmo para pregar a palavra de Deus seja grande, no entanto você deverá ser moderado: não pregue o livro inteiro, selecione apenas os textos que acha mais importantes ou que se adequam melhor ao seu ouvinte, e não fique falando horas a fio, pois isso dá azo à distração.

6

Um dos maiores erros na hora de pegar a palavra de Deus é não estabelecer ligação entre o texto bíblico, sua contextualização e aplicação prática. É como estar contando uma parábola e não dar a conhecer a moral. Por essa razão é necessário que, no final, "traduza" o texto para os ouvintes, de forma a esclarecê-los e elucidá-los.

7

Se lembre que sua pregação deve ser coerente, o que significa que as referências devem estar relacionadas e obedecerem ao mesmo tema. Por exemplo: se o tema que escolheu para o sermão é a cura, não faz sentido falar de Adão e Eva. Relacionado com isto, e para evitar um sermão muito longo, escolha no máximo 2 referências.

8

Como pessoa de fé que é, se quiser fazer uso de citações deverá usar as do livro sagrado e de homens de Deus que se baseiam na escritura para argumentar. Isto faz sentido pois o que importa para a igreja é o que Deus diz sobre esse assunto.

9

Seja fiel a si próprio na forma de pregar, pois é você que está proferindo esse sermão e os ouvintes não se sentem confortáveis com alguém da sua igreja que está tentando se fazer passar por outra pessoa. Por essa razão, por muito que você tenha como referência determinado pregador muito popular, não o imite.

10

Por último, mas não menos importante, você deverá conseguir transmitir um sentimento de paz, dádiva e harmonia para a audiência que recebe seu sermão. Como forma de conseguir a atenção dos ouvintes, alguns pregadores ganharam o hábito de gritar, contudo isso não é correto, pois a exposição do Evangelho deve ser feita de forma pura e simples.

gostou desse assunto? eu tenho mais, acesse este link e seja um pregador profissional:http://bit.ly/2NRcBmu

 

Fonte:https://educacao.umcomo.com.br